5/5

Ver 7 avaliações
5 7 avaliações
100%
4 0 avaliações
0%
3 0 avaliações
0%
2 0 avaliações
0%
1 0 avaliações
0%
Ver 7 avaliações

Sobre Engenheiro Civil - Arthur Azevedo

Sou um profissional autônomo em sociedade com outro colega também engenheiro civil. Trabalho em parceria com outros profissionais do ramo da construção civil, principalmente arquitetos e designers de interiores. Ofereço serviços de elaboração de projetos e execução de obras no ramo da construção civil.

Qual é o seu lema?

Garantir a satisfação do cliente por meio da prestação de um serviço de qualidade. Quantas vezes não presenciamos ou ouvimos relatos de edificações com problemas de infiltração, rachadura, umidade na base das paredes, mau-cheiro, chuveiro sem pressão suficiente ou até mesmo incêndios devido instalações elétricas mal-feitas? Normalmente isso acontece devido a falta de projetos e/ou a falta de acompanhamento do serviço por um profissional qualificado (engenheiro ou arquiteto). Como profissional qualificado meu lema é garantir que esses problemas jamais acontecerão.

Conta-nos sua história? Como começou o seu negócio?

Iniciei no ramo de elaboração de projetos durante a graduação, visto que fundei uma empresa júnior de engenharia civil que atuava na elaboração de projetos e negociação com clientes. Também trabalhei na elaboração de trabalhos de cunho social durante a universidade elaborando projetos de usucapião para a população de baixa renda. Dessa maneira, desde que entrei no mercado de trabalho já tinha bastante experiência nessa área.

Quantos e quem forma parte da sua equipe? Que formação e experiência possuem?

Trabalho em parceria com outro engenheiro civil e com arquitetos e designers de interiores. Profissionais com experiência em edificações residenciais principalmente.

Vocês terceirizam algum tipo de trabalho? Qual profissional?

Sim, serviços especializados. Como a colocação de divisórias em drywall.

Quantos trabalhos são feitos por ano? Qual é o preço médio dos trabalhos?

O valor da elaboração de projetos, execução e gerenciamento de uma obra varia bastante de acordo com o tipo da edificação e sua complexidade.

Quais são os trabalhos que seu negócio esta especializado?

Trabalho com a elaboração de projetos residenciais e comerciais o que inclui os seguintes projetos: Arquitetônico, Elétrico, Hidrossanitário, Estrutural, Prevenção e Combate à Incêndio. Além disso, faço o acompanhamento de obras e reformas com o objetivo de assegurar o cumprimento dos projetos e gerenciamento das etapas construtivas o que garantirão o cumprimento do cronograma da obra (o que significa obra sem atrasos e consequentemente, sem prejuízos)

Quais são os trabalhos mais habituais?

Elaboração de projetos, construção de residências de alto padrão e gerenciamento de obras

Quais são os materiais e marcas que vocês gostam para trabalhar?

Nesse caso depende do gosto do cliente e quanto ele estará disposto a gastar. Trabalho com o tipo de padrão que o cliente preferir. Desde o normal até o alto padrão.

Quais são as informações necessárias para poder passar um orçamento detalhado?

Necessito de informações a respeito do padrão da edificação (baixo, médio ou alto) visto que isso influenciará no tipo de acabamento e consequentemente o valor final da obra, além disso informações do terreno são imprescindíveis, pois dependendo do terreno haverá a necessidade de movimentação de terra (corte, aterro, terraplenagem), o método construtivo da obra também influenciará no seu valor final (afinal existem materiais de de diversos tipos e valores, seja uma telha termoacústica ou telha cerâmica, divisórias de drywall ou alvenaria). Então para alinhar valores de orçamento tanto para elaboração de projetos ou a construção de uma edificação costumo me reunir com o cliente pessoalmente, como também marcar uma visita ao local da obra com o intuito de passar um orçamento justo para os serviços de engenharia a serem contratados.

Qual é a sua vantagem sobre a concorrência? Por que o cliente deveria escolher o seu negócio?

Trabalho com os softwares de engenharia mais atualizados do mercado, bem como utilizo softwares originais e licenciados eliminando a possibilidade de erros de cálculos e com a finalidade de proporcionar segurança em todos os dimensionamentos . Por meio desses programas de dimensionamento utilizo em todos os projetos a plataforma BIM (Modelagem da Informação da Construção). Através dela é possível fazer a integração de todos os projetos em um único modelo 3D e gerar um modelo digital real de como a edificação deverá ser construída. Com a utilização dessa modelagem consigo antecipar os eventuais problemas que ocorrerão na obra e, dessa maneira, compatibilizar (eliminar interferências que um projeto pode ter no outro) diretamente no modelo virtual. Se não compatibilizados as diversas disciplinas de uma edificação (instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, estrutural, fundação, arquitetura) podem ir para a obra com diversas interferências que serão sanadas apenas na obra. O reflexo disso é que a construção vai precisar parar várias vezes a fim de sanar as interferências. E infelizmente quando paramos uma obra e perdemos tempo tentando consertar algo que já deveria ter sido previsto na fase de projeto os resultados aparecerão: atraso, prejuízo e dor de cabeça. A compatibilização de projeto por meio de um modelo 3D consegue antever e consertar problemas antes do início da obra. Por fim, essa metodologia de trabalho também facilita a leitura e a interpretação dos projetos, visto que o cliente recebe o modelo 3D e ainda tem a possibilidade de ver os projetos em Realidade Aumentada (RA), formas de entrega que visam facilitar o entendimento tanto do cliente quanto de quem irá executar a obra. Com isso, possibilito aos clientes algo diferente.

Que tipo de cliente vocês possuem? Qual é o seu cliente ideal?

Clientes desejosos do sonho da casa própria. O cliente ideal é aquele que valoriza o bom profissional, que compreende o que quer e o que não quer, aquele que cria um laço de confiança com o profissional.

Quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes? Quais são as suas respostas?

Muitos clientes não entendem a quantidade de projetos que uma edificação deve ter. Alguns pensam que o projeto arquitetônico é suficiente para construir uma edificação com qualidade. No entanto não é bem assim, explico por analogia que assim como o corpo humano uma casa tem vários sistemas. Se o arquitetônico é a estética da edificação (o que se vê externamente), o estrutural é a sustentação (assim como o esqueleto humano), assim como o sistema circulatório do corpo humano, há o sistema hidráulico, como o sistema digestivo, há a instalação sanitária. Numa casa há a necessidade de uma instalação elétrica, tal qual o sistema nervoso. Para cada sistema existe um projeto, o que depende claro da necessidade da edificação. Para cada sistema existe um projeto específico, projeto esse que será calculado e dimensionado pelo engenheiro. Quando não há projeto o que pode acontecer? vejamos. Fissuras, rachaduras, curto circuito, choques elétricos, entupimento do esgoto, mal cheiro, desabamento, falta de pressão no chuveiro, infiltração, umidade, falta de isolamento acústico, falta de conforto térmico (calor), ufa. Outra coisa que alguns clientes não entendem é a necessidade de se conhecer o tipo de solo sobre o qual a residência será construída. Há inúmeros tipos de solos (alguns com alta resistência, outros com baixa resistência), para cada tipo de solo existem soluções estruturais diferentes. A fim de se conhecer a resistência e/ou tipo de solo sempre esclareço ao cliente a necessidade de se fazer uma sondagem do solo com um geólogo. Caso contrário o engenheiro não terá condições de projetar a estrutura da edificação com segurança e economia. Alguns clientes até pensam que estão economizando ao não fazer essa sondagem, no entanto sempre falo que ao escolher essa opção pode acontecer duas situações. 1ª o engenheiro superdimensionará a fundação (ou o alicerce da casa), ou 2ª subdimensionará a fundação. Visto que ele não conhece o tipo de solo, como projetará uma fundação ideal? impossível! É como ganhar na loteria (pura sorte) ou como muitos dizem um tiro no escuro. Nas duas situações o cliente terá prejuízo do mesmo jeito (pensando que está economizando). Pois ao superdimensionar o cliente gastará recursos desnecessários e na 2ª situação a edificação não estará segura o que pode ocasionar fissuras, rachaduras ou até mesmo um colapso da estrutura (como tem sido noticiado várias vezes). É o barato que sai caro. A sondagem do solo é uma etapa essencial, pois está diretamente relacionada a sustentação da edificação, com ela é possível garantir economia e segurança: tudo o que o que o cliente almeja.

Quais são as garantias oferecidas aos seus clientes para os trabalhos realizados?

Ofereço a garantia que o serviço será bem executado por meio da aplicação das Normas Técnicas vigentes no país que visam proporcionar o bom desempenho e segurança das edificações.

Quais são as formas de pagamento que vocês aceitam? Oferecem facilidades na forma de pagamento?

Aceito o pagamento por meio de transferência bancária, espécie, boleto e cartão de crédito.

Qual foi o trabalho feito que lhe dá mais orgulho?

Considero qualquer trabalho importante, por isso tenho orgulho do resultado de todos os trabalhos desenvolvidas por mim sem distinção. Prezo pela qualidade do serviço, bem como o cumprimento dos prazos, então isso é um motivo de satisfação para mim.
Projetos de Engenheiro Civil - Arthur Azevedo
Mais empresas no ramo de Engenheiros

Tales Pereira

Sem avaliações
- Projetos de engenharia; - Topografia e cadastro de imóveis rurais e urbanos; - Avaliação de imóveis; - Ac... Ler mais

Thiago Ivo - Engenharia

Sem avaliações