Sem avaliações

5 0 avaliações
0%
4 0 avaliações
0%
3 0 avaliações
0%
2 0 avaliações
0%
1 0 avaliações
0%

Sobre J Mario Engenharia

Trabalho com engenharia de custos, fazendo consultorias em orçamentos, planejamento e controle de obras. Tenho equipe de profissionais parceiros, especializados em construção civil "stand by" onde serão acionados no momento que contratar algum serviço. Paralelamente estou desenvolvendo um projeto com vários videos-aula para auxiliar arquitetos e engenheiros que elaboram projetos e execução de pequenas obras, assunto que não são muito explorados e não se encontra muita literatura sobre.

Qual é o seu lema?

O lema é fazer de cada projeto essencialmente único e personalizado para o respectivo cliente com a finalidade de superar as suas expectativas.

Conta-nos sua história? Como começou o seu negócio?

Tenho 33 anos de vida profissional na engenharia e como esse ano estou com minha construtora sem atividades oficiais, pois sua situação fiscal só será regularizada no início do próximo ano, venho trabalhando como autônomo utilizando parte da estrutura da construtora. Executei por esse Brasil obras de construção e manutenção industrial, obras públicas de edificações como escolas, postos de saúde, creches, instalações esportivas e saneamento básico, Também atuei com gerenciamento e supervisão de obras de grande porte como industria de Papel e construção de Estradas e Pontes.

Quantos e quem forma parte da sua equipe? Que formação e experiência possuem?

Atuo como autônomo, mas tenho uma equipe de parceiros "stand by" com os quais tenho elaborado alguns projetos juntos nos estados de São Paulo, Amapá, Paraná e Minas Gerais. A equipe é formada por dois arquitetos experientes, dois engenheiros, sendo um Civil e outro eletricista e dois técnicos de edificações.

Vocês terceirizam algum tipo de trabalho? Qual profissional?

Sim, conforme descrito na equipe acima. Na verdade não é bem uma terceirização mas sim um trabalho em equipe onde os partícipes contribuem desde o início dos trabalhos.

Quantos trabalhos são feitos por ano? Qual é o preço médio dos trabalhos?

Em torno de 25 trabalhos maiores e umas dezenas de pequenos trabalhos e o preço médio dos trabalhos é de R$ 10 mil reais. Mas no passado nos anos 90 a construtora faturava em torno de 500 mil dólares por ano.

Quais são os trabalhos que seu negócio esta especializado?

Hoje estamos focando projetos e construções de edifícios residenciais de pequeno porte, nicho que de acordo com nossos estudos, não é explorado da mesma maneira que as obra de maior porte, quando se fala de engenharia e arquitetura. A grande maioria dessas obras são geridas pelo proprietário, fazendo que os trabalhos dos arquitetos e engenheiros parem na aprovação dos projetos, e com um agravante, com a suas responsabilidades documentadas e não acompanhando pela não remuneração pelo serviço.

Quais são os trabalhos mais habituais?

Gerenciamento e Supervisão de obras, Projetos Estruturais e de Instalações.

Quais são os materiais e marcas que vocês gostam para trabalhar?

É difícil falar uma marca, mesmo porque para cada fase de obra os serviços exigem materiais diferentes e cada um tem suas marcas de excelente qualidade. Não tem como fugir delas. Veja ainda uma grande revolução nestes últimos 10 anos onde muitas empresas que agiam no mercado como uma segunda linha, hoje são referencias.

Quais são as informações necessárias para poder passar um orçamento detalhado?

Como trabalho com engenharia de custos, orçamento é o que mais faço, e tenho muita facilidade para elaborar orçamentos apenas com o projeto básico de arquitetura, desde que seja básico pela falta de riqueza de detalhes e não pela falta de informação. Alem disso é muito importante um memorial descritivo ou caderno de especificações.

Qual é a sua vantagem sobre a concorrência? Por que o cliente deveria escolher o seu negócio?

Porque ao ser contratado um determinado trabalho, ele será elaborado por mim ou por qualquer membro de minha equipe, passando pelo meu "crivo", sou eu mesmo que coordeno e no caso em que os projetos são executados paralelamente a execução, eu faço a compatibilização dos projetos. Por ser um profissional da engenharia de custos, prezo pelo planejamento e monitoramento da execução. Desta forma minimizo todos os riscos de insucesso.

Que tipo de cliente vocês possuem? Qual é o seu cliente ideal?

Clientes particulares, construtoras, comércios, escritórios de engenharia e escritório de arquitetura.

Quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes? Quais são as suas respostas?

As dúvidas só acontecem nas primeiras conversas após o recebimento das propostas, quando são sanadas antes do fechamento do contrato, Durante a execução as dúvidas são de curiosidade, quando o cliente desconhece algum processo executivo diferente para ele.

Quais são as garantias oferecidas aos seus clientes para os trabalhos realizados?

Normalmente trabalhamos com medições nos casos de execução, assim a garantia é que o serviço só será pago totalmente após sua aferição e constatação de sua execução. Alguns clientes trabalham com uma espécie de caução.

Quais são as formas de pagamento que vocês aceitam? Oferecem facilidades na forma de pagamento?

Como descrito acima, o processo que achamos mais justo é o processo de medições de acordo com o andamento físico dos serviços. Normalmente é feito um aporte de sinal na contratação ou na mobilização, e o saldo é feito em medições quinzenais ou mensais, deduzindo-se um percentual correspondente ao aporte inicial.

Qual foi o trabalho feito que lhe dá mais orgulho?

Fabrica de papel na Argentina, onde fiz o gerenciamento das obras civis, investimento de mais de 10 milhões de Dólares em 10 meses. Fábrica da Protisa - Município de Zárate - Província de Buenos Aires - Argentina. Ponte sobre o Rio Matapí - Rodovia Estadual AP 010 - Macapá - AP. - Extensão de 660 metros, 3 vãos centrais de 100 metros, executados com balanços sucessivos, metodologia que conheci nessa obra.

Últimas respostas de especialistas de J Mario Engenharia

Jaqueline

Jaqueline, perguntou...

O que pode ter causado rachaduras?

Boa tarde. Estou com umas rachaduras em alguns cômodos da casa. verticais, horizontais, inclusive apareceram também nas bandejas do gesso da minha sala. São rachaduras finas que foram aparecendo no decorrer do ano. Nós construímos um terraço no 2º andar, fizemos reforço na laje na época, porque a laje era fina, e depois construímos o terraço. Acredito que...

José Mario Gozzi

J Mario Engenharia, respondeu...

Sou engenheiro civil, especialista em Orçamentos e Planejamento de obras e faço consultoria em diversas áreas dentro da construção civil.

Tenho experiência em estruturas, visto que elaborei dezenas de projetos estruturais e de fundação inclusive executando vários deles.

Quanto ao problema das "Rachaduras", estas podem ter sido causadas por...

Andre Souza

Andre Souza, perguntou...

Como faço pra fazer uma porta quando a baldrame é mais baixa?

ex: minhas vigas baldrames estão nascendo por cima dos blocos de fundação, mas tem uma situação que o bloco é de divisa e então precisa de nascer uma viga baldrame por dentro dele, travando o momento desse bloco. daí nessa região a viga baldrame vai ficar mais baixa que as outras. posso subir alvenaria de embasamento até o nível das outras vigas para...

José Mario Gozzi

J Mario Engenharia, respondeu...

Sim pode e deve, as vigas baldrames são elementos estruturais para receber linearmente os esforços de carga das paredes distribuindo para os blocos ou sapatas de fundações. A alvenaria de embasamento deve ser executada para possibilitar que as tubulações em geral, as quais dessem verticalmente pelas paredes e seguem horizontalmente abaixo do piso, sejam...

Mais empresas no ramo de Construção Casas

L.G.A Construções E Reformas

SOMOS UMA EMPRESA DE REFORMA E CONSTRUÇÃO E PRESTAMOS ASSESSORIA ORÇAMENTÁRIA E ACOMPANHAMENTO DE OBRA. HIDR... Ler mais

Construtora Enplacon

Sem avaliações
Construtora Enplacon é uma empresa de Construção Casas em São Paulo. Contamos com profissionais comprometidos... Ler mais